Prévia carnavalesca: milhares de pessoas prestigiam o Jaraguá Folia

bloco

Mesmo com a previsão de chuvas para a noite desta sexta-feira (29), milhares de pessoas foram aproveitar o Jaraguá Folia, no histórico bairro de Jaraguá, em Maceió. O evento é o ponta pé inicial para as prévias carnavalescas que acontecem na capital alagoana.

Crianças, homens e mulheres dançavam ao som de marchinhas de carnaval. Segundo a organização do evento, a expectativa é que cerca de 100 blocos desfilem na avenida. Um dos pontos da concentração é a Praça Sinimbu.

Um dos blocos consagrados é Os Filhinhos da Mamãe. Pela segunda vez que participa e bastante empolgada, a estudante Mirella Silva já estava na concentração. “Reuni amigos e familiares para desfrutar desta feita. Em minha opinião, O Carnaval é a melhor data comemorativa do ano”, ressalta.

A fisioterapeuta afirma ainda que é bastante prazeroso produzir os adereços carnavalescos e curtir com amigos.

As fantasias dos foliões deram um show à parte (confira a galeria no fim da matéria). Os tradicionais bonecos de Olinda também marcaram presença.

Segurança

Segundo a Polícia Militar cerca de 500 policiais atuarão nas prévias carnavalescas em Maceió. No Jaraguá, o patrulhamento motorizado, com o 1º BPM, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Operações Policiais Especiais e Batalhão de Radiopatrulha fará ainda a cobertura nas ruas adjacentes ao local do evento, enquanto que as equipes do Regimento de Polícia Montada (RPMon) estarão patrulhando a região na faixa de areia, próxima ao evento. O efetivo total empregado será de 83 PMs, distribuídos no policiamento a pé e motorizado, além de 10 viaturas e nove semoventes (Cavalaria).

Já em relação às prévias carnavalescas que ocorrerão no bairro da Pajuçara, a partir das 8h30 do sábado (30), com o desfile dos tradicionais blocos “Pinto da Madrugada”, “Turma da Rolinha” e “Pecinhas de Maceió”, serão empregados 321 policiais militares do 1º BPM, Bope, BPRp, BPEsc e RPMon, distribuídos entre as modalidades de policiamento a pé, motorizado e montado, além de 22 viaturas, nove motocicletas e nove semoventes.

O policiamento estará dividido em dois turnos, das 8 às 14 horas e das 13 às 19 horas e serão coordenados, respectivamente, pelo majores Lima Neto e Duarte Gaia. A área coberta estará dividida em cinco setores, compreendidos entre o antigo Beer do Clube de Regatas Brasil (CRB) e o Alagoinhas.

De acordo com o comandante do CPC, coronel Marcos Sampaio, todo o planejamento foi realizado com o objetivo de garantir que maceioenses e visitantes possam aproveitar as prévias carnavalescas com tranquilidade e segurança, sem causar transtorno ao policiamento existente na capital alagoana.

“Estaremos com o nosso efetivo reforçado e pronto para garantir uma festa de paz. Para isso, contaremos ainda com o apoio de outros órgãos, como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e organização dos eventos, todos voltados, em suas competências, para garantir que as prévias ocorram dentro da normalidade”, informou.

*colaborador

Cada Minuto

(Visited 88 times, 1 visits today)