Pré-matrículas para escolas estaduais de AL começam hoje (12)

wwww

As pré-matriculas para alunos novatos nas escolas da rede pública estadual começam, nesta terça-feira (12), em Alagoas. Os estudantes podem realizar o procedimento no site do governo, até o próximo domingo (17) .

Clique aqui para acessar o site

A integrante da Comissão Organizadora de Matrícula, Emília Caldas, explicou que, os estudantes que não tiverem computador receberão um suporte para realizar a pré-matricula online. “As gerências regionais vão funcionar como um suporte e as escolas também vão dar apoio para quem precisar fazer a pré-matricula”.

Em relação as escolas que ainda não estão disponíveis para a pré-matricula on-line, Emília afirma que, conforme o calendário letivo das escolas atrasadas forem sendo cumpridos, elas passarão a ficar disponíveis no site.

“Ninguém vai ficar sem escola, mas se o aluno for selecionado para a escola não desejada, é só ele não confirmar a matrícula e a vaga vai ser disponibilizada para a comunidade. Em outro momento, vai haver um período e é só ele ir até a escola desejada e realizar a matrícula presencial”, afirma a integrante da comissão.

Novidades

A principal novidade durante este ano é a oferta de vagas para o ensino médio integral em 14 escolas da capital e do interior do estado. As novas vagas no regime de ensino médio integral serão exclusivamente para as turmas de 1º ano.

Na modalidade de ensino médio integral, o aluno chega à escola no horário da manhã e sai no final da tarde.

Em sua grade curricular, estarão mesclados conteúdos das disciplinas da Educação Básica e aprendizagens referentes a cursos técnicos profissionalizantes. Das 14 escolas de ensino médio integral, três são em Maceió: Rodriguez de Melo (Ponta Grossa), Geraldo Melo (Conjunto Graciliano Ramos) e Marcos Antônio (Benedito Bentes).

Já no interior, o ensino médio integral é oferecido nas escolas estaduais Izaura Antônia de Lisboa (Arapiraca), José Aprígio Brandão Vilela (Teotônio Vilela), Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios), Joaquim Diegues (Viçosa), Laura Chagas (Santana do Ipanema), Carlos Gomes de Barros (União dos Palmares), José Soares Filho (São José da Tapera), Ernani Méro (Penedo), Maria Antônia de Oliveira (Matriz de Camaragibe), Watson Clementino de Gusmão (Delmiro Gouveia) e Francisco Leão (Rio Largo).

Etapas

Após efetuar a pré-matrícula o interessado deve retornar ao site no período de 23 a 27 de janeiro para conhecer a escola para a qual foi selecionado, assim como o local e a data de confirmação da matrícula, que só pode ser feita pessoalmente na escola, no período de 28 de janeiro a 02 de fevereiro.

Caso o candidato não compareça à escola neste período, perderá automaticamente a sua vaga, que será destinada à comunidade.

Documentos

Na ocasião, o candidato ou seu responsável legal deverá apresentar a seguinte documentação:

Certidão de Nascimento/Casamento ou RG
CPF do candidato
Histórico escolar original ou declaração de conclusão/transferência original da última escola onde o aluno estudou, emitida em um prazo máximo de 30 dias
CPF do responsável legal (caso o candidato seja menor de 18 anos)
Laudo comprobatório de deficiências (se necessário)
Original e cópia do comprovante de residência atualizado
Foto 3×4
Original e cópia do cartão do SUS
Assinatura de declaração de ciência do cumprimento do horário de escola de ensino integral pelo estudante ou responsável.

Já é notícia

(Visited 156 times, 1 visits today)