Nutricionista dá dicas para aproveitar as festas de final de ano sem exageros

Ceia-de-Natal

Chegou o final de ano e com ele as confraternizações de trabalho, dos amigos, ceias de Natal e Ano novo, regradas a comidas saborosas, refrigerantes e bebidas alcóolicas. Teoricamente, todos tem direito de aproveitar o período, mas há aqueles que exageram e acabam engordando e sofrendo com a conhecida ressaca. A nutricionista Joelma Marinho dá dicas de como passar por este período tentador, sem sofrimento.

O tema é bastante debatido no final de ano, tendo em vista que muitos fazem uma alimentação balanceada durante o ano e querem aproveitar nas festas. Tem também aquelas pessoas que não ligam e comem o que querem durante os 365 dias do ano.

Para evitar a tentação, algumas pessoas evitam participar das festas, o que necessariamente não é a melhor opção. “O que eu recomendo é pegar leve nos exageros. Deixar de ir para as confraternizações não deve ser a saída. Se você se mantém ativo fisicamente, fica com certo crédito para participar das festinhas de final de ano, sem tanto prejuízo”, afirmou.

Nutricionista Joelma Marinho

Nutricionista Joelma Marinho

Durante as confraternizações e ceias de Natal e Ano Novo, o cardápio é dos mais diversos. Neste caso, a nutricionista faz um alerta. “Evite pelo menos as frituras e excesso de doces. Refrigerante também pode ser evitado. A dica é, antes de sair de casa, coma algo leve para não chegar com tanta fome na festa”, recomendou Joelma Marinho.

Além da comida, existe uma preocupação grande com relação as bebidas alcóolicas. Neste período, os mais tradicionais são vinho no Natal e champanhe no Ano Novo. Porém, esta tradição é normalmente adaptada, com cerveja e as conhecidas bebidas quentes, como aguardente e vodka, entre outros.

Diante da quantidade e diversidade, é normal que os “festeiros” amanheçam no dia 25 e dia primeiro de janeiro, com a indesejável ressaca. A nutricionista dá duas dicas, uma para evitar e outra para superar a ressaca.

“Para evitar a ressaca, muita água antes e durante as festas. No dia seguinte, experimente melancia, melão, abacaxi e laranja, são frutas que ajudam no equilíbrio de sais minerais e água”, concluiu.

Cada Minuto

(Visited 75 times, 1 visits today)